sexta-feira, 10 de setembro de 2021

 PÃO NOSSO DE CADA DIA 252/2021

Por: Pastor Aldemir Martins

TEMA: Quem Foi Elcana na Bíblia? Qual o Significado de Elcana? 1 Samuel 1:1,2

''Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu.
E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha
''. 



Elcana foi um levita que morava no território da tribo de Efraim. Ele era casado com Ana e Penina. A história de Elcana ficou conhecida na Bíblia por ele ter se tornado o pai do profeta Samuel.

Provavelmente o nome Elcana significa “Deus tem tomado posse” ou “Deus tem criado”. Parece que esse era um nome muito comum nos tempos bíblicos, pois no Antigo Testamento há pelo menos oito pessoas citadas com esse nome.

Inclusive, o primeiro Elcana citado na Bíblia foi um descendente de Corá mencionado no Pentateuco (Êxodo 6:24,25). Mas sem dúvida o Elcana mais conhecido por todos os leitores da Bíblia é aquele que era marido de Ana e Penina.

Elcana, pai de Samuel

Elcana é mencionado na Bíblia nos primeiros dois capítulos de 1 Samuel. De acordo com o texto bíblico, Elcana era de Ramataim-Zofim, na região montanhosa do território de Efraim. A Bíblia ainda explica que ele era filho de Jeroão, um efraimita (1 Samuel 1:1).

Mas embora Elcana fosse um homem de Efraim, sua linhagem de origem era a tribo de Levi. Isso significa que ele era um levita, mais precisamente um coatita da família de Zufe (1 Crônicas 6:22-35).

Algumas pessoas pensam que há uma contradição nesse ponto da biografia de Elcana. No entanto, era perfeitamente possível que Elcana fosse, ao mesmo tempo, um homem de Efraim e um descendente de Levi.

Isso porque a tribo de Levi não recebeu herança de território na distribuição de terras em Canaã. Na verdade, foram designadas aos levitas cidades que ficavam espalhadas pelos territórios das demais tribos de Israel. Então por isso Elcana era um efraimita por local de origem, mas levita por descendência.

Elcana, Ana e Penina

A Bíblia perece descrever Elcana como um homem piedoso e temente a Deus. Como levita, ele ia a Siló — o local onde estava o Tabernáculo naquele tempo — para cultuar ao Senhor. A única coisa que coloca Elcana numa posição difícil, era o fato de que ele tinha duas esposas, Ana e Penina. É verdade que a Lei Mosaica não proibia a poligamia, mas certamente o plano de Deus para o casamento sempre foi a monogamia (cf. Deuteronômio 21:15-17Marcos 10:1-9).

Todos os personagens bíblicos que se envolveram em relacionamentos polígamos tiveram problemas, e com Elcana não foi diferente. Ana e Penina viviam num ambiente de rivalidade. Se por um lado nada de negativo é dito no texto bíblico a respeito de Ana, por outro Penina é descrita como alguém que irritava e zombava de Ana por causa de sua esterilidade.

A Bíblia registra que todos os anos Elcana levava sua família até Siló para adorar. E no dia em que Elcana sacrificava, ele distribuía entre os membros de sua família porções da refeição que fazia parte da adoração. Penina e seus filhos recebiam as porções da refeição, mas Elcana dava uma parte excelente a Ana, porque ele a amava — embora Deus a tivesse feito estéril.

Foi numa dessas visitas a Siló que Ana, a esposa favorita de Elcana, orou a Deus pedindo por um filho. Em sua oração, Ana prometeu que devolveria o filho recebido para o serviço integral ao Senhor. Então a Bíblia diz que Deus respondeu a oração de Ana e lhe abriu a madre. Assim, Ana e Elcana tornaram-se pais do profeta Samuel, um dos nomes mais notáveis da história bíblica.

Quando Samuel foi desmamado, Ana e Elcana entregaram Samuel ao sumo sacerdote Eli para que ele pudesse ser educado no serviço ao Senhor. Depois, de ano em ano Ana visitava Samuel, quando Elcana subia a Siló para oferecer o sacrifício anual.

O texto bíblico ainda diz que Eli abençoava a Elcana e a Ana, pedindo que o Senhor desse a eles descendência. Por fim, a Bíblia encerra a história de Elcana informando que Deus visitou a Ana, e ela deu à luz a outros filhos e filhas de Elcana.

NOS VISITE: CATEDRAL MISSÃO SEMENTE DA VIDA
RUA DO MERCADO - PALMEIRAS - ULIANÓPOLIS-PA
CONTATO PASTORAL: 91 9 8533.6963
REUNIÕES TODOS OS DOMINGOS ÁS 19:30
PRESIDENTE: Apostolo Gerson Rodrigues 
Vice-Presidente: Pastor Aldemir Martins

 PÃO NOSSO DE CADA DIA 251/2021

Por: Pastor Aldemir Martins

TEMA: 
A Salvação Pela Graça Mediante a Fé
Efésios 2:8-9
8 - Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;
9 -não
  por obras, para que ninguém se glorie.

A salvação pela graça é uma doutrina central da Fé Cristã. Ela indica que a salvação é um dom gratuito de Deus, e não está fundamentada nas obras humanas. A Bíblia é clara ao afirmar que somos salvos pela graça mediante a fé em Cristo Jesus.

A corrupção do homem

A Bíblia diz que todas as pessoas, sem exceção, são pecadoras (Romanos 3:23). Isto significa que todos necessitam da salvação. Ninguém é capaz de se justificar diante de Deus por seus próprios méritos.

O problema é que o pecado corrompeu a natureza humana de uma forma devastadora. Deus criou o homem bom, íntegro, dotado de responsabilidade moral e livre escolha. Mas quando o pecado entrou na humanidade através da desobediência de Adão, isto mudou. Saiba como o pecado entrou no mundo.

O coração do homem tornou-se irresistivelmente inclinado ao mal. A prova disto é que ninguém consegue optar a nunca mais pecar nessa vida. O homem não é pecador porque peca, mas ele peca porque é pecador.

Por sua própria vontade, o homem não consegue amar as coisas de Deus. Ele simplesmente é incapaz de desejar aquilo que é espiritualmente bom. Por causa do pecado, o pecador sente prazer em ofender ao Senhor. Ele prefere as trevas ao invés da luz (João 3:19). A corrupção do homem nos mostra a profundidade da salvação pela graça.

Condenados pela Lei

Vimos que todos os homens são pecadores, então não há ninguém que possa salvar-se a si mesmo. O pecado pode ser definido como a quebra da Lei de Deus. Essa Lei basicamente proíbe aquilo que ofende a Deus, e ordena o aquilo que lhe agrada. 

Entenda o que significa o pecado.

A Lei de Deus reflete seu caráter santo, e comunica ao homem o seu propósito. Essa Lei pode ser percebida nas obras da criação, está impressa na consciência de cada pessoa, e é revelada de forma especial nas Escrituras.

O problema é que ninguém consegue cumprir integralmente a Lei de Deus. Mas se há Lei, e se há um Juiz, então é justo que alguma penalidade seja aplicada. É por isso que o apóstolo Paulo escreve que a Lei traz o conhecimento do pecado (Romanos 3:20).

Isso significa que a Lei faz a brilhar a justiça de Deus em contraste com nossa própria pecaminosidade. Algumas pessoas dizem que Deus é injusto ao castigar o homem, mas é exatamente o contrário. Deus seria injusto se não castigasse aqueles que quebraram sua Lei. Se o homem é condenado ao inferno, a culpa é inteiramente sua!

A graça que salva condenados

A Bíblia indica que a Lei não pode servir como instrumento de salvação, visto que ninguém é capaz de cumpri-la. Se ninguém consegue viver de acordo com o padrão que Deus exige, como alguém pode ser salvo? A resposta para esta pergunta é a salvação pela graça mediante a fé.

Deus enviou seu Filho Unigênito ao mundo, a fim de salvar o homem que quebrou sua Lei. Diferentemente de Adão, em Cristo não se achou pecado. Jesus fez certo o que Adão fez errado. Ele obedeceu onde Adão desobedeceu, Ele resistiu onde Adão cedeu e Ele venceu onde Adão foi derrotado.

Ele foi o único capaz de cumprir plenamente a Lei de Deus. Não houve qualquer aspecto da Lei que Cristo deixou de cumprir, seja ele moral, civil ou cerimonial. Com isso, Ele carregou sobre si a maldição da Lei. Jesus recebeu todo o peso da ira divina em lugar do seu povo. É por isso que no aspecto legal, o pecador é justificado mediante os méritos de Cristo.

O que significa ser salvo pela graça?

Ser salvo pela graça significa exatamente o oposto de ser salvo pelas obras. A salvação pela graça indica que o fundamento de nossa salvação está em Deus e não em nós. Sem Cristo, o homem é espiritualmente morto. Ele não está doente precisando de tratamento, ele está completamente morto! Apenas Deus pode ressuscitá-lo (Efésios 2).

Paulo escreve que a salvação é pela graça, mediante a fé, e isto não vem de nós mesmos, mas é dom de Deus. Isso significa que não há um único sentido em que a graça de Deus não esteja presente na obra da salvação. Aqui não há espaço para os méritos e esforços humanos. Por isto, ninguém tem o direito de se gloriar (Efésios 2:8-10). Um morto não pode ressuscitar a si mesmo!

O preço da salvação custou a morte de Cristo. Como nenhum homem poderia pagar tal preço, a salvação então é um dom gratuito dado por Deus. Mediante a fé em Jesus Cristo, o pecador tem seus pecados perdoados, e é aceito como filho por Deus. Quando Deus olha para o redimido, ele não enxerga mais os seus delitos, mas enxerga a justiça de Cristo.

O resultado da salvação pela graça na vida do cristão

Quando o homem, morto em seus delitos e pecados, é vivificado, ele passa a ser uma nova criatura. Esse processo é tão profundo e singular, que Jesus o chamou de novo nascimento (João 3). Essa obra é operada pelo Espírito Santo. Saiba o que é nascer de novo.

Regenerado, o homem é capacitado pelo Espírito Santo a viver uma vida que agrada a Deus. Assim, o cristão tem prazer em cumprir a Lei de Deus, e ela lhe serve como orientação. Para o cristão, a Lei não é mais regra de condenação, mas regra de gratidão.

Claro que os aspectos cerimonial e civil da Lei não se aplicam mais a nós. Todos os rituais e símbolos exigidos na Lei apontavam para Cristo, e ele cumpriu todos eles. Hoje o Evangelho é anunciado a todos os povos, e não precisamos mais de sacrifícios, rituais e intermediários. O sacrifício de Cristo é suficiente, e através de sua obra, aplicada pelo Espírito Santo, temos acesso a Deus.

Porém, a Lei moral continua vigente. Deus é imutável, e o padrão de santidade exigido por Ele continua o mesmo. É por isto que aqueles que foram salvos pela graça descobrem que amam a Lei e desejam guardá-la.

O Espírito Santo conduz o redimido a uma obediência tão grande, que ele se deleita na Lei do Senhor. Sua declaração é a mesma do salmista: “Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro” (Salmos 119:97).

Paulo escreve que todos aqueles que são salvos pela graça também são educados por ela (Tito 2:11,12). A graça salvadora nos ensina a renunciar a impiedade e viver uma vida que agrada a Deus.

O mesmo apóstolo também ensina que o propósito da salvação pela graça não está no homem, mas em Deus. O alvo principal de Deus ao salvar seu povo, é sua própria glória por toda a eternidade (Efésios 2:7).

NOS VISITE: CATEDRAL MISSÃO SEMENTE DA VIDA
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